População e Utilizadores

  No que concerne aos utilizadores da cetamina, parece haver uma bom grau de consciencialização e uma baixa utilização desta droga quando comparada com ecstasy, cocaína, cannabis e anfetaminas na Europa. Um factor importante que parece estra relacionado com esta baixa utilização está relacionado com a falta de conhecimento acerca do conteúdo das doses de cetamina existentes no mercado.

  Relatórios efectuados no Reino Unido e em França mostram que há, cada vez mais, um conhecimento crescente de como gerenciar as doses de modo a minimizar os efeitos secundários e atingir os efeitos pretendidos com o uso.

  Pesquisas realizadas em discotecas na Áustria mostram que os entrevistados que usam frequentemente drogas como anfetaminas e MDMA, consideram os riscos psicológicos associados à cetamina muito elevados.

  Em baixas doses, a cetamina parece apresentar efeito estimulante que muitas vezes pode estar relacionado com o uso concomitante com outros estimulantes, como a cafeína, já que a cetamina é consumida com anfetaminas e/ou cocaína ou outras drogas ilícitas. Existem ainda evidências de que a cetamina é vista como droga de luxo quando utilizada por consumidores experientes. (39)

Anúncios