Consequências Sociais

   Para os utilizadores de cetamina, as principais consequências sociais estão relacionadas primeiramente com a anestesia e a perda de controlo físico que a droga origina em doses elevadas, e por outro lado causa efeitos psicológicos, entre os quais a dependência, quando consumida de forma regular. Além da perda de controlo físico pode ainda causar tensão devido à qualidade dos efeitos introspectivos , outros sintomas psicológicos e uso compulsivo por uma pequena minoria.

   As prinicpais consequências a nível do comportamento social dos utilizador de cetamina estão relacionados com os efeitos compulsivos que a droga pode causar em alguns dos seus utilizadores.

   Existem múltiplos factores que poderiam levar a uma maior utilização da cetamina, tais como: a existência de um grande parte dos consumidores de ectasy de longo prazo vir a a procurar novas experiências com drogas, uma imagem mais intelectual e muito importante uma droga de menor custo. No entanto, outros factores parecem travar esta maior disseminação do uso da cetamina, factores estes que estão relacionados com alguns dos efeitos que a droga produz, como sejam, a anestesia, o desconforto que advém do uso nasal da cetamina, a curta duração de acção, dependência psicológica e os efeitos negativos nas relações sociais.

   Tendo em conta os efeitos anestésicos e de entorpecimento, os distúrbios psicológicos e o uso compulsivo são de prever problemas para várias entidades, como: hospitais, serviços de urgência, imprensa.

   No que se refere ao tráfico desta droga, pensa-se que devido à apreensão de elevadas quantidades de cetamina em diversos países da UE houvesse envolvimento de crime organizado, porém há também teorias de que a cetamina como matéria-prima é comercializada em grande escala por fornecedores legitímos na Europa. Fontes próximas dos consumidores afirmam que pode haver um desvio de fontes lícitas ou então compra no exterior principalmente na Ásia. (39)